NOIVA - FLORES - CASAMENTO


ESCOLHA AS FLORES

• A decoração floral deve refletir sua personalidade e estilo. Ela também será responsável pelo estilo da cerimônia e da festa: formal, romântico, descontraído, etc.

• Pense nas flores que você mais gosta. Elas poderão ser facilmente encontradas na época do casamento? Estão de acordo com o estilo de casamento que vocês escolheram?

• Uma boa idéia para não gastar muito é usar flores da estação. Você certamente encontrará alguma ou várias que lhe agradem entre tantas espécies.

• Decididas as flores, veja muitas fotos e se possível, assista alguns casamentos decorados pela floricultura que pretendem contratar.

• Se houver outros casamentos no mesmo dia, provavelmente você terá que dividir a decoração com as outras noivas. Tentem entrar em um acordo, mas se não for possível, deixe para caprichar na decoração da festa escolhendo tudo de acordo com o seu gosto!

• Na hora de encomendar o buquê escolha flores diferentes das utilizadas na decoração. Elas podem ser diferentes apenas na cor, mas se você escolher flores idênticas vai parecer que esqueceu o buquê e pegou algumas ali na hora!

• Dependendo do tipo de flor escolhida, a decoração será responsável por boa parte dos gastos com o casamento. Que tal optar por flores plantadas em vasinhos decorados e utilizá-las depois para decorar sua casa, jardim ou até mesmo oferecê-las como lembranças aos seus convidados?

ESCOLHA AS CORES

• Pense em uma cor primária que você goste muito. Converse com o responsável pela decoração para que juntos possam decidir as cores que combinam com ela.

• Pense nas toalhas e louças que pretende usar na festa. As cores escolhidas para os arranjos estarão em harmonia com elas?

As cores também influenciam no "clima" da festa, veja alguns exemplos:

• Arranjos de flores brancas e folhagem proporcionam um ambiente sofisticado;
• Arranjos de flores vermelhas e folhagem esquentam o ambiente e criam um clima romântico;
• Arranjos de flores brancas e amarelo claro, brancas e cor de rosa ou brancas e lilases dão um
toque de delicadeza e suavidade ao ambiente;
• Arranjos de flores amarelas e vermelhas são perfeitas para esquentar o ambiente criar um clima tropical.

ALGUMAS DICAS

• Os arranjos de mesa devem ser baixos ou suficientemente altos para que os convidados possam conversar sem ficar desviando das flores.

• Se optar por usar velas na decoração, muito cuidado na hora da escolha do tipo e do local onde elas serão colocadas. Nada mais desagradável do que velas caindo dos castiçais sobre as mesas ou cera quente pingando nas mãos dos convidados.

tipos de noiva

moderna

Nada de extravagâncias. O básico e chique são as características necessárias para fazer a felicidade deste tipo de noiva. Às vezes, ela dispensa até o vestido e se casa com uma calça, linda e clean.
A mulher moderna vai se casar com vestido sem detalhes, babados ou rendas, mas com um corte moderno e tecido nobre. Uma capa - ou túnica - e calça pantalona também combinam com este estilo de noiva. O buquê clean deve ter só folhas ou uma flor exótica. Para completar o look, o cabelo pede uma escova e chapinha. A maquiagem é sempre leve.
A lua-de-mel ideal é uma viagem para um local antenado com as últimas novidades e com várias opções de passeio. O casal pode passar a tarde em um museu e se entregar às delícias da noite em uma badalada danceteria.

sexy
A mulher extravagante e sensual vai preferir um vestido de noiva com decote na frente ou nas costas. A saia com corte seco, sem volume, com uma fenda profunda ou curta, tipo um mini vestido, cai muito bem para as noivas deste tipo.
O cabelo, para ser sexy, tem que cair um pouco sobre os olhos. A maquiagem deve ter a boca vermelha e os olhos pretos. O buquê com flores vermelhas é o que mais combina com este tipo de noiva.
Para a lua-de-mel, a melhor opção são os lugares exóticos. Cores, cheiros e gostos são um prato cheio para as noivas sensuais.

romântica
Como manda a tradição. A noiva romântica é aquela que gosta de vestido branco, igreja florida e violinistas na entrada na igreja. Para ela, o casamento é a conseqüência de um amor verdadeiro e único, ou seja, todos os detalhes são minuciosamente pensados para elevar ainda mais esta aura de paixão e compromisso.
Cores suaves, vestidos parecidos com os de uma princesa, pérolas, arroz na saída da igreja, e uma lua-de-mel em um lugar romântico e inspirador.
A mulher que se identifica com vestido de noiva com babados, saia armada, detalhes de laços ou renda é a típica romântica. No cabelo, o penteado também segue o mesmo estilo, com cachos e maquiagem suave em tons de rosa. O buquê deverá ter rosas brancas ou flores delicadas.

Três meses antes


Comunique aos convidados em que lojas deixou sua lista de casamento;
A sua viagem de lua-de-mel é um dos pontos mais importantes agora. Defina o destino com o noivo e revisem os passaportes para evitar surpresas de última hora. Faça a reserva e confirme todas as datas, formas de pagamento e certifique-se de condições especiais, como vacinação ou seguro-saúde;



Separe toda a documentação para o casamento civil;





A roupa do noivo já deve estar escolhida, assim como a das testemunhas, a dos padrinhos e a das damas-de-honra, se for o caso;

Se casar na igreja, será pedido um curso de noivos;

Faça uma prova de penteado e maquiagem;






Compre as alianças e os complementos do noivo, como sapato e gravata;

Escolha as músicas da cerimônia e contrate os músicos, cantores e o sistema de som.

Quatro meses antes


Nessa data você já deve estar com o seu vestido e os complementos já escolhidos;

Ajude seu noivo a escolher sua roupa, quanto antes melhor;





Faça uma revisão da sua lista de convidados para ter certeza de que não deixou ninguém de fora;
Confira com seu noivo, pais e sogros se querem acrescentar mais algum nome;




Envie os convites das pessoas que moram em outras cidades pelo correio. 
Para familiares e amigos próximos, tenha o cuidado de levar pessoalmente;





Contrate o serviço de transporte para os noivos, os pais e os padrinhos;


Seis meses antes


Confirme a data e todos os detalhes da cerimônia na igreja e no cartório;

Escolha a decoração e o menu da festa;

Escolha as alianças;




Discuta com seu noivo as opções para viagem de lua-de-mel;

Feche a lista de convidados e defina quantos deles tomarão parte tanto da cerimônia quanto da festa;

Defina o seu vestido de noiva. Visite lojas, compre revistas específicas, converse com estilistas e se assegure do estilo que deseja;






Visite várias floriculturas e certifique-se de preços e condições. Você pode também contratar um decorador ou um organizador para lhe ajudar nessa função;

Escolha os fotógrafos ou cinegrafistas. Peça sempre para ver seus trabalhos anteriores;







Faça a lista de casamento e a deixe nas lojas escolhidas;

Defina as testemunhas do casamento civil e as convide;

Escolha e encomende os convites.



Um ano antes


Comece a pensar em que data gostaria de casar.

Tenha em mente que em algumas cidades muitas das igrejas pedem reservas com pelo menos este prazo de antecedência;

Reserve a igreja, cartório e lugar onde realizará a recepção aos convidados;

Informe-se sobre os documentos necessários ao casamento;

Pesquise vestidos, sapatos, flores e penteados;

Pense na lista dos convidados e na escolha dos padrinhos;

Escolha o estilo do seu casamento.

Onde e quando

Para escolher o lugar certo para a realização da festa ou do jantar do seu casamento, tem de se levar em conta o horário da cerimônia religiosa e a quantidade de convidados. Outra opção muito usada é o casamento diurno, ao ar livre, com mesas sobre tendas armadas num amplo gramado. Nestes casos, menos formais, pode-se servir tanto um café da manhã em estilo colonial quanto um almoço.

Os casamentos muito formais e luxuosos devem ser realizados à noite, de preferência em buffets ou salões, que comportem um grande número de convidados (até 300). Um coquetel de salgadinhos e bebidas seguido de um jantar à francesa é ideal para esse tipo de festa.

Para quem pede formalidade mas dispensa o luxo, uma fazenda, um salão mais simples, um hotel ou mesmo um restaurante podem ser boas sugestões. Você pode servir um jantar à americana (self-service) ou o prático e chique bolo com champanhe.
Casamentos informais podem ser realizados a qualquer hora do dia, em salões, restaurantes, hotéis ou mesmo na casa de um dos noivos.


Buquê e grinalda


Buquê

O buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, na sua confecção, era utilizado o alho. Confeccione dois buquês: o primeiro, abençoado pelo sacerdote deverá ser guardado. O segundo, será lançado em direção às mulheres solteiras. Aquela que conseguir pegá-lo, terá a sorte de ser a próxima a casar.

Grinalda
A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. Quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza.

Véu
Hijab (véu), quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa.

Peça azul
Outra tradição comum é a noiva usar uma peça azul para "cortar a inveja" das moças solteiras. Recomenda-se também "usar o véu, uma jóia e até mesmo o vestido" de uma esposa que foi bem-sucedida em seu casamento (avó, mãe etc).

Alianças






O termo aliança, bérith em hebraico, possui o sentido de compromisso. 
O anel usado pelos casados tem a função da ambivalência de unir e, ao mesmo tempo, isolar. 
No plano esotérico, possui poderes mágicos.
 É o protetor simbólico da união. 
Colocar um anel no dedo de outra pessoa, significa aceitar o dom de outrem como um tesouro exclusivo.


Tradições



Noiva do lado esquerdo do noivo

Durante a celebração do casamento, a noiva se posiciona no lado esquerdo do noivo. É uma tradição que remonta à Idade Média: se algum homem tentasse "roubar" a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada usando o braço direito para o combate. Segundo a superstição, quando a noiva fica no lado esquerdo, também significaria afastar o risco da infidelidade.
O noivo não pode ver a noiva vestida para a cerimônia antes do casamento
É uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Em alguns países árabes, o casamento (especialmente dos muçulmanos), ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda em outra sala). Somente depois de o casamento ser celebrado pelos homens, a noiva se encontra com o futuro marido. A tradição também ensina que o homem não deve tocar em nenhum pertence da noiva para não quebrar o encanto do matrimônio. Pode-se tocar apenas em objetos de vidro e ouro.





Noivo carrega a noiva no colo
Este costume é oriental. Acredita-se que os gênios ruins (que atacam apenas as mulheres) ficam a espera da noiva na porta do quarto nupcial. O marido protege a esposa carregando-a, para evitar que ela "pise" em algo ruim.

Gotas de mel - Lua-de-mel


A Lua-de-mel tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova.
Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte.
O costume também poderia ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivesse uma "vida doce".
Os judeus acreditam que casar na Lua Crescente é prenúncio de felicidade.

Mesmo sendo tradição há milênios, o casamento nunca foi muito bem visto entre os escritores e artistas

Confira o que alguns deles disseram sobre a tradição:

"O casamento é resultado da mistura do amor como o vinagre é do vinho".
Lord Byron

"Case-se com um arqueólogo. Assim, quanto mais velha você estiver, mais encantadora ele te considerará".
Agatha Christie

"Não é à toa que a diferença entre casado e cansado seja apenas uma letra".
Lope de Vega

"O casamento deve combater um monstro que tudo devora: o costume"
Honoré de Balzac

"Para quê casar e fazer um homem infeliz quando se pode fazer feliz a muitos?"
Mae West

"O casamento é um fardo tão pesado que precisa de duas pessoas para carregá-lo"
Alexandre Dumas

"O amor abre parênteses; o casamento fecha."
Victor Hugo

superstições do casamento

Para garantir muito sol no seu casamento, alguns dias antes leve ovos a alguma igreja de Santa Clara;

Jamais deixe que o noivo veja a noiva com o vestido antes do casamento;

Certifique-se de que os convidados jogarão arroz na saída da igreja, para dar sorte;

Não use pérolas no casamento, dizem que elas trazem má-sorte para os noivos;

Nunca se case numa terça-feira, nem num dia 13;

Mesmo que você e seu noivo já vivam juntos, passem a noite antes do casamento separados;

Não se case em janeiro, para não ter problemas econômicos ao longo da sua vida de casada.

O que pedir na lista de presentes?

Antigamente, era comum que noivos ganhassem duas batedeiras, uma infinidade de faqueiros e várias outras peças repetidas ou em desacordo com o seu gosto. Para evitar esse acontecimento desagradável - tanto para quem dava quanto para quem os recebia - algumas lojas passaram a confeccionar as listas de presentes de casamento.
Assim, só cabe à noiva comunicar aos convidados em que estabelecimento está a sua lista. Isso não faz com que os convidados sejam proibidos de oferecer presentes diferentes dos relacionados, mas é uma maneira elegante de evitar dores de cabeça futuras com trocas.
Na hora de fazer a sua lista, ajuda da mãe, de irmãs ou das amigas é fundamental. Abaixo, uma sugestão de check-list simples do que pedir para a cozinha, que você pode mudar de acordo com o seu gosto ou necessidade:
2 faqueiros
1 fruteira
1 jogo de chá com açucareiro ou bule
1 jogo de pratos de sobremesa
1 jogo de pratos fundos
1 jogo de pratos rasos
1 jogo de talheres para servir
1 jogo de travessas de cerâmica
1 jogo de travessas de prata
1 jogo de xícaras de chá
1 jogo de xícaras de café
10 canecas
10 copos curtos
10 copos para água
10 copos longos para bebidas
6 copos de licor
10 taças para vinho
10 taças para champanhe
2 mantegueiras
5 travessas em vidro de forma e tamanhos variados
4 potes para mel e geléias
3 molheiras
3 saladeiras
Coqueteleira
Balde e pegador de gelo
Espremedor de frutas
Garrafas de vários tipos de bebida
Jarras
Misturadores de bebidas
Moedor de gelo
Jogos de porta-copos

O chá de cozinha

Essa tradicional festinha pré-nupcial é garantia de algumas horas de diversão e de ganhar presentes que são sempre necessários para a sua nova casa. Geralmente, do chá de cozinha só tomam parte as mulheres, mas hoje em dia é comum uma grande confraternização entre amigos, família e noivos. Independente do formato da comemoração, você deverá fazer as listas dos presentes pelo menos uma semana antes.
Para essa tarefa, nada melhor que a ajuda de alguém que já tenha se casado ou que conheça a cozinha como a palma da mão. Confira o nosso check list:
Abridores de lata
Saca-rolhas
Assadeiras
Bicos de confeiteiro
Bandejas
Cesto de lixo para cozinha
Cestos de lixo para banheiros
Coadores de café
Colheres de pau
Conchas
Corta-queijo
Descansos de panelas
Escada dobrável para cozinha
Escorredor de arroz
Escorredor de macarrão
Escorredor de pratos
Escumadeira
Espremedor de batatas
Espremedor de alho
Formas para bolo
Galheteiro
Garrafas de vidro e de plástico para água
Garrafa térmica
Lixeira para pia
Paliteiro
Peneiras
Porta-filtro de café
Porta-sabão
Porta-temperos
Porta-talheres
Potes para mantimentos
Quebra-nozes
Raladores de legumes
Ralador de queijo
Rodo
Rodo pequeno para pia
Rolo de macarrão
Sacos de lixo em tamanhos variados
Suporte para saco de lixo
Suporte para papel absorvente
Tábua de queijo
Tábua de carne
Tigelas de plástico tipo tuppeware
Vassouras

Despedida de solteira

Você vai casar e está exultante por isso, então porque se preocupar com despedida de solteira? Nada melhor que a companhia das amigas para algumas horas de diversão, para fugir de todo a correria dos preparativos. Portanto, aproveite!
Algumas opções para sua última noite de mulher sozinha:

Uma boa idéia é reunir a turma num restaurante, escolhido de comum acordo. Depois do jantar, pode-se tanto ir para um bar mais tranqüilo com música ou a uma discoteca.

Outra possibilidade muito comum em filmes de Hollywood é ir a um lugar estilo "clube das mulheres", onde rapazes fortes dançam e se exibem para as espectadoras. Pode ser bem divertido, mesmo para aquelas que se consideram muito tímidas para isso.

Já para quem não quer gastar muito dinheiro ou quer evitar o estresse de se ir a lugares cheios é convidar as amigas para uma reunião em casa, com bebidas, música e boas conversas. Um jantar também pode ser uma boa opção.

Para quem dispõe de mais tempo, alugar uma casa na praia ou na montanha por um final de semana é uma boa pedida, desde que os noivos, maridos e namorados não morram de ciúmes.

Vestidos: mandar fazer ou comprar?

O primeiro passo é fazer uma visita a cada uma das lojas de noivas da sua cidade. Experimente cada um dos vestidos que despertar sua curiosidade. O que deve ter em mente na hora de escolher é o seu gosto, não o de sua mãe, de sua sogra ou da amiga que estiver na loja com você.



Uma vez escolhido o modelo, é hora de encomendá-lo, depois de tomadas todas as suas medidas. Tire todas as dúvidas com o estilista ou com as costureiras que estejam encarregadas da confecção, para que nada saia diferente do que queira e depois precise ser refeito.

Na segunda prova você já poderá ter uma idéia mais clara e próxima do resultado final. Não se assuste se ainda existem muitas coisas a serem mudadas, isso é perfeitamente normal. Já na terceira e última prova o vestido já deve estar praticamente pronto, com apenas pequenos detalhes a serem melhorados ou alterados. Olhe-o várias vezes para certificar-se de que está perfeito.





Enfim, chegou o dia de buscar seu vestido! Geralmente essa é uma tarefa que deve ser feita com alguma antecedência, mas nada impede que você o busque na véspera. Dê uma vista geral e o guarde, evitando expô-lo ao sol e outros elementos que possam alterar sua cor ou causar algum tipo de dano.







As lembrancinhas materializam um momento vivido

Toda festa boa deixa lembranças que nos acompanham por diversos anos. A tradição pede que os noivos ofereçam aos convidados ainda um objeto ou doce que materialize o momento vivido - o casamento - para que o enlace fique também eternizado em um objeto.
As opções são variadas, assim como os preços, e há para todos os gostos e estilos. A customização tem sido frequente e leva os noivos a buscarem itens que consigam também representar sua personalidade.
Confira a seguir algumas sugestões de lembrancinhas para casamento, lembrando que o ideal é calcular um item para cada convidado e que os padrinhos recebem mimos diferenciados, geralmente mais luxuosos, por causa de sua importância no enlace.

- copinho personalizado com balinhas de chocolatee saquinho de organza
- bisnaga de brigadeiro
- pote dourado com medalha de Nossa Senhora e terço
- potinhos para fazer bolinhas de sabão em formato de bolo de andares
- sandálias de borracha personalizadas
- vela perfumada em formato de minibolo
- caixinha com dois bem-casados e dragées de amêndoas
- vela em formato de noivinhos
- mini latinhas para balas
- mini caixinhas com dois cupcakes
- mini lata para balas personalizada
- Pílulas do amor (garrafinha com balas)
- envelope personalizado com sementes de amor-perfeito
- caixinha com cordel, oração e medalhinha de Santo Antonio
- caixa personalizada com bem-casado e miniespumante


...

Jóias e lingerie: dupla especial

A lingerie deve ser impecável e especial


A sua noite de núpcias pede uma produção especial, com uma lingerie sensual e bonita. Basta escolher a que mais combina com você e ousar. Há pessoas que preferem o tradicional branco, mas nada impede de você usar uma cor com a qual se sinta bem.

As alianças de casamento tradicionais, em ouro e sem detalhes, ainda são as mais usadas.
Mas casais mais criativos vêm apostando em modelos alternativos, com brilhantes em formatos diferenciados ou mesmo em prata. Aqui o que vale é usar uma peça que lembrará da sua união sempre que você a olhar.

fonte: terra/mulher

Coisas para se Dizer ao Cônjuge


Casamento feliz é um porto seguro!!!!

A felicidade e a cumplicidade podem se fortalecer em palavras também:

Belo trabalho!

Você é maravilhoso(a).

O que você fez foi muito bom.

Você está deslumbrante hoje.

Eu não me completo sem você.

Você está em primeiro lugar na minha vida, antes dos filhos, da carreira, dos amigos, de tudo.

Estou feliz por ter-me casado com você.

Você é o(a) meu (minha) melhor amigo(a).

Se tivesse de começar tudo de novo, eu me casaria com você.

Como quis ter você ao meu lado hoje!

Senti sua falta hoje.

Não consegui parar de pensar em você hoje.

É bom acordar a seu lado.

Você sempre será o meu amor.

Adoro ver o brilho em seus olhos quando você sorri.

Como sempre, você está com uma ótima aparência hoje.

Eu confio em você.

Eu sempre posso contar com você.

Você faz com que eu me sinta bem.

Estou muito orgulhoso(a) por ter-me casado com você.

Sinto muito.

O erro foi meu.

Do que você gosta?

Em que você está pensando?

Quero ouvir com atenção.

Você é muito especial.

Não posso imaginar viver sem você.

Eu gostaria de ser um(a) companheiro(a) melhor.

O que posso fazer para ajudar você?

Ore por mim.

Estou orando por você hoje.

Eu aprecio cada momento que passamos juntos.

Obrigado(a) por me amar.

Obrigado(a) por me aceitar.

Obrigado(a) por ser meu (minha) companheiro(a).

Você torna meus dias mais brilhantes.

fotografia por Simone Bilhalva

S 05 Produção

Cerimonial

É o conjunto de formalidades que se devem seguir num ato solene ou festa pública.

Quem faz o cerimonial de casamento normalmente tem uma disciplina de trabalho e experiência.

No geral não se tem idéia do volume de informações que circulam no curto espaço de tempo de uma cerimônia, e da complexidade e do trabalho que é feito antecipadamente, no planejamento
Nada mais deselegante e desinformado do que um serviço de cerimonial, circulando pelo recinto com equipamentos de comunicação, dando ordens e atravessando frente a convidados. O serviço eficiente e qualificado é transparente e, essencialmente, não se faz presente no recinto.
Organizar casamento é uma tarefa que exige trabalho, conhecimentos, experiência e profissionalismo.

O planejamento é essencial e imprescindível para que tudo ocorra de maneira certa e de acordo com o projeto pessoal de cada casal. Do planejamento do evento ao roteiro do Cerimonial do Civil e do Religioso, o profissional capacitado, garante a qualidade e a precisão da realização da cerimônia e da festa. O trabalho começa com a elaboração dos convites e vai até a programação da lua de mel dos noivos. Todos os detalhes são estudados e planejados, nada pode ser esquecido.
Para contratar tal serviço recomenda-se uma completa observação quanto a quem contratar, com relação aos conhecimentos, aos trabalhos já realizados e, principalmente, quanto ao projeto proposto.

Cada casamento é singular, único, pelo menos para aquele casal. Só assim, noivos e familiares podem ficar tranqüilos e seguros, que tudo correrá como planejado.




fotografia por Simone Bilhalva

S 05 Produção

Todos os Detalhes


Não fique ansiosa ao ver todas as providências que devem ser tomadas. Se você organizar tudo direitinho e tomar as providências ao seu tempo, quando chegar o seu grande dia você estará com tudo em ordem e com tempo sobrando para cuidar apenas de você.
■ Alianças
■ Assessoria
■ Bebidas
■ Beleza & Cia (Dia da Noiva, limpeza de pele, clareamento dental)
■ Bem-casados
■ Bolo
■ Buffet
■ Buquê
■ Caligrafia
■ Carro da noiva
■ Casa Nova (Imóvel e móveis)
■ Celebrante (Caso queira casar fora da Igreja ou templo)
■ Convites (Casamento e chá-de-cozinha)
■ Decoração do local da Cerimônia e Recepção.
■ DJ para a recepção
■ Entretenimento (Animadores e adereços para boate)
■ Espaço para recepção (Festa)
■ Exame Pré-nupcial
■ Enxoval (cama, mesa, banho e lingerie)
■ Filmagem
■ Foto
■ Forminhas para doces
■ Gerador para a Pista de dança e iluminação
■ Lembrancinhas
■ Lista de presentes
■ Local da cerimônia (Igreja, templo ou cerimonial)
■ Lua-de-mel
■ Manobristas
■ Mesa de roska
■ Móveis para decoração da recepção
■ Músicos para Cerimônia
■ Sapatos e acessórios (Grinalda, tiaras, véu, etc...)
■ Seguranças
■ Show pirotécnico (fogos de artifício)
■ Topo de bolo
■ Traje do Noivo
■ Traje dos pajens
■ Vestido da Noiva
■ Vestido das daminhas

Casar na praia

Um evento moderno, descontraído e uma opção de cerimônia que casais estão adotando cada vez mais.
Se você decidiu pelo casamento na praia saiba que o seu casamento encontra-se na categoria informal. Por conta disso, é permitido que você use sua criatividade e que fuja as tradições e limites.

Local e data:
Procure explorar as características do clima e local escolhido. Praia sugere: cor, leveza, descontração, tecidos finos e leves.
Decida se será a noite ou de dia, pois cada momento terá suas características e cuidados específicos. Ao escolher a data leve em consideração o horário de verão, será de dia, noite ou se ainda quer aproveitar o pôr-do-sol.
Os meses ideais para casamento na praia são os mais quentes como novembro, dezembro e janeiro, mas preste atenção do horário mais fresco que é ao fim da tarde ou a noite. Escolha um local de fácil acesso e junto ao convite tenha um mapa para facilitar a localização aos convidados.

Alimentação/Cardápio:
A alimentação será bem mais criativa, sem restrições. A alimentação e recepção dependem do horário. Chá e suco se for a tarde. Se for de manhã, com certeza se estenderá até mais tarde, devendo oferecer algo mais substancial, pois será horário de almoço.
Você pode optar entre churrasco ou um cardápio, cujos pratos, sejam frutos do mar. Ou ainda, uma mistura dos dois: churrasco de frutos do mar. Para isso, pesquise qual tipo de peixe de sua região é próprio para assar na brasa.
Geralmente as pessoas optam pelo pintado que é um peixe de água doce, mas o cação também fica muito bom. Pode acompanhar molhos diversos para as pessoas escolherem. Sugerimos o tradicional molho tártaro e variações como: molho de maracujá, molho de alcaparras e ainda molho de camarão.
Como acompanhamento: arroz à grega e como entrada uma salada de folhas verdes e frutas como manga, maça, kiwi, etc. A melhor folha é a alface americana, que sendo mais resistente, não perderá a aparência bonita com o calor da praia.
Também os molhos (para a salada) podem ser servidos a parte do tipo: iogurte, rosê, tradicional, ervas. Você pode prepará-los de véspera ou usar os comprados, mas coloque em travessas bonitas. Cuidado ou evite servir maionese ou qualquer alimento que possa estragar devido ao calor.

Bebidas/coktails:

O local pede muito suco, suco de frutas, a serem feitos na hora. Sugerimos um barzinho à parte onde um barman contratado, fará os sucos, coquetéis e batidas de frutas ou caipirinhas. Assim a certeza do sucesso quanto a bebidas será um dos pontos altos da festa. Não esqueçam da tradicional champanhe para o brinde antes de partir o bolo. Deixe que seu noivo se encarregue disto para que participe de algo, mas controle os detalhes e certifique-se que ele está indo atrás destas coisas!

Roupas:
Tanto para o noivo quanto a noiva, e familiares o figurino deve ser o mais simples, leve e despojado possível, para o noivo há batas e calças de algodão, se for direto na areia, podem ficar descalços, assim como demais convidados,
Salto! Nem pensar!!! Assim como devem ser evitados vestidos longos para não ficarem arrastando na areia, longuete ou curtos são os comprimentos mais adequados para os vestidos! Neste tipo de casamento até os padrinhos podem usar bermuda, que não serão criticados!
Para a noiva, nada de tecidos pesados e pedrarias, brilhos a noite são permitido, mas sem exagero, a receita é ser despojada e clean. Nada de véu, use tiara ou uma linda grinalda, mesmo arranjo de flores naturais ficará lindo!
Madrinhas fiquem a vontade com o floral, sedas, viscoses, e algodão, tudo muito leve e com frescor!

Ornamentação:
Use e abuse de frutas, as da estação e do local, as frutas ajudarão muito na decoração de sua festa além de ser a sobremesa mais saudável e prática!
A ornamentação pede a escolha de flores mais resistentes, pois estarão a mercê do sol e calor. Use muita folhagem para garantir o frescor. Flores tropicais coloridas em tons de vermelho, laranja e amarelo… ou…. flores brancas: lisianthus, lírios são resistentes.
Quanto às mesas pode usar toalhas coloridas com os arranjos de folhas e frutas sobre elas, ou vasos de vidro que podem ser levados depois como lembrança. Nesses vasos faça arranjos contendo, areia, conchas e velas, fica muito natural e de acordo com toda a festa.
Sugerimos arranjo com folhas de coqueiro, pois além de ser fácil de conseguir na praia, tem tudo a ver com o momento.
Também use coco para os arranjos, como bebida a ser servida e até mesmo para sobremesa. O próprio bolo pode ser uma variação da sobremesa. E se possível, acompanhe com sorvete.
Não esqueça da iluminação, pois após o por do sol o uso de tochas torna o ambiente além de romântico muito agradável dando a festa um ar de lual. Aliás a festa na praia tem o charme de um lindo lual!

Música:
Quanto ao som lembre-se que a música é um dos pontos altos de toda a festa e precisa ser muito bem estudada. Entre em contato com músicos, pense em tudo que é preciso, desde o local onde será colocado o som, se vai ser banda, DJ.
Quanto a pista de dança, será construída ou será na areia mesmo, sempre tem quem adora uma festa assim para dançar. Nem pensar em coral, ou músicas sérias, o som deve corresponder ao clima de praia.

Lembrancinhas:
Faça algo do tipo: imã de geladeira com motivos de praia, exemplo: prancha de surfe com o nome dos dois, peixes de resina ou mesmo de frutinhas tropicais…Ficará algo informal e praiano, que é o motivo maior. Lembrando ainda que imã de geladeira é uma das mais interessantes lembranças, pois os seus amigos se lembrarão de vocês a maior parte do tempo, porque o local mais visitado da casa ainda é a geladeira!
Sandálias havaianas também são bem adequadas ao tema casamento na praia.

Detalhes:
Verifique a necessidade de autorização do local para a realização do evento, entre em contato com a prefeitura, será muito chato no dia aparecer impedimentos desse tipo. Existem detalhes importantes que podem prejudicar o bom andamento da festa, pense na areia, na possibilidade de chuva.
Se for a noite, a iluminação tem que ser muito boa e nada de improviso, escolha uma data de lua cheia que pode favorecer a luz e tornar a noite muito mais bonita!!!
Decida o tipo de cobertura, confira o tamanho e modelo mais adequado de tendas para esse tipo de festa, conheça todos os tipos, verifique preços e detalhes contratuais. Número de cadeiras para o casamento, e mesas a serem acrescidas depois.
Estudar possibilidades como o casamento ser com cadeiras em disposição semelhante a igreja ou já conter as mesas onde após a cerimônia, o local já esta preparado para a festa, é mais prático.
Combinar com o celebrante, padre ou pastor, detalhes do casamento e como improvisar um altar de acordo com sua orientação. As vezes há necessidade de autorização para realizar o casamento fora de sua paróquia.
Cuidado com banheiro, isso numa festa é essencial! Veja se há banheiro no local ou se há necessidade de contratar banheiros do tipo container.

Por fim, não esqueça que alguns convidados mais animados podem querer entrar no mar, esteja atenta aos que abusaram das bebidas, se puder contratar um salva- vidas, que possa ser também segurança todos ficarão mais tranqüilos.

RECORDAÇÃO

O álbum de casamento é a maior recordação do tão sonhado dia, por isso mesmo é que as fotos devem ser caprichadas para serem vistas com muita alegria e beleza no futuro. Veja alguns truques indicados por especialistas de como se sair bem nas fotos,com espontaneidade e bem fotogênica.

1- A dica principal para sair bem nas fotos é a postura. Fique sempre com uma pose erguida, direita e elegante. Tente ficar na forma mais natural possível.

2- Para garantir uma pele com aparência saudável, alguns dias antes do casamento, os especialistas recomendam que a noiva beba muita água e evite comidas com muito sal.

3- Uma maquiaguem boa para ser usada no dia do casamento, é com uma acbase em pó com acabamento na cor mate. Texturas cremosas causam brilho em excesso nas fotografias. É importante verificar se o tom escolhido combina com a sua pele, pois se a pele for muito clara e o tom escolhido também, você poderá sair com a aparência de pálida nas fotografias. Você pode pedir ajuda a um profissional.

4- As fotos em preto e branco ficam sempre lindas para o álbum de casamento, portanto verifique se a maquiagem e o vestido de noiva combinam com esse tipo de foto. Na maquiagem, os tons rosas e pêssegos usados no batom e sombras ficam muito bem em fotos coloridas e preto e branco. Especialistas recomendam que a base não fique muito carregada para que não ofusque o tom natural de pele.

Música bem casada no Casamento


A música está forte e intimamente ligada á momentos de nossa vida. Assim como aromas, a música nos leva á lembranças vivas que nos marcaram em algum momento. Qual de nós nunca se emocionou ao ouvir uma antiga canção que nos fez lembrar de alguém, de algum lugar, ou de alguma época?

A música é, comprovadamente, uma poderosa ferramenta que, ao mesmo tempo, toca nossa mente, alma e espírito, ou seja, nos toca por completo, capaz até de nos paralizar por alguns momentos.

Falando em momentos marcantes, não temos como não falar de casamento. O casamento é, sem dúvidas, o divisor de águas de uma vida. Através dele, criamos e realizamos sonhos, aprendemos e ensinamos, sorrimos e choramos, ajudamos e somos ajudados e, quando percebemos, chegam os filhos, conquistas e novos desafios.

Mas, retornemos ao momento do casamento, onde tudo se dá início; imagine tudo pronto : igreja cheia, convidados ansiosos, o fotógrafo á postos, o local da festa apenas aguardando os convidados, familiares e noivos...então, eis que surgem os padrinhos, noivo e, enfim, a dona da festa : a noiva ! Tudo pronto, a igreja se levanta e os padrinhos entram, logo após, o noivo e, majestosamente, a noiva...com um detalhe : tudo no mais ABSOLUTO SILÊNCIO. Isso mesmo, nada de música!

Obviamente, é impossível imaginar um momento tão sublime desses sem um fundo musical. Certamente, essas canções serão lembradas com carinho e emoção pelo novo casal pelo resto de suas vidas; daí a importância da escolha correta das músicas para tal cerimônia.

Tanto a cerimônia quanto a festa não existem sem boa música. Instrumental, vocal, violinos, sopros, banda, ao vivo ou programada; o que realmente importa é a escolha certa da música certa para a ocasião certa, portanto acredite : o investimento em música para seu casamento é tão indispensável quanto todo o restante dos preparativos - e vale realmente a pena ter boa música fazendo parte de nossas vidas.

Consulte profissionais capacitados que lhe auxiliarão na escolha de excelentes canções e disponibilizarão música e músicos de qualidade que abrilhantarão e marcarão para sempre sua vida conjugal através deste momento ímpar. Acredite : Vale a pena!!!

dica: Adaggio Produções Musicais

MALAS P/ A LUA DE MEL

• Faça sua mala dois dias antes do casamento, e separe em outra mala ou valise a roupa para noite de núpcias e para viagem.

• Para viajar procure usar roupas leves e confortáveis, de preferência de tecido que não amasse, como malha ou microfibra.

• Os sapatos também devem ser confortáveis, de preferência tênis ou um sapato de salto médio ou baixo.

• Procure levar roupas de cores neutras para facilitar as combinações.

Kit beleza
Shampoo, condicionador, cremes para rosto e corpo, pente, escova, secador portátil, pasta e escova de dentes, fio dental, aparelho para depilação/barba, creme para barbear e pós-barba, cortador e lixa de unha, desodorante, perfume, demaquilante, estojo de maquiagem, absorventes, algodão, cotonetes, e o que mais você lembrar.

Kit farmácia
Analgésicos, antiácido estomacal, remédios para enjôo, band-aid, gases, esparadrapo, repelente, seus medicamentos de uso diário, e se usa lentes de contato não esqueça dos itens de manutenção.

Faça sua mala de acordo com o clima do local para onde vai, se for para praia não esqueça o kit praia (biquíni, maiô, sunga, canga, toalha, chinelos, óculos de sol, chapéu ou boné, bronzeador, protetor solar, e creme pós sol).

Kit íntimo
A lua-de-mel é para descansar e também para namorar, por isso não pode faltar o kit íntimo – lingeries, cuecas de seda, camisolas, pijamas, preservativos, cremes eróticos e o que mais sua imaginação desejar.

Documentos
Lembre-se de ter sempre a mão seus documentos – passagens, RG e/ou cópia autenticada, passaporte e visto (se for para o exterior), carteira de motorista, cartões de crédito e de débito, talão de cheques.

Kit costura e acessórios
Mais alguns itens que você não pode esquecer, leve um kit costura (tesoura, alfinete, agulha e linha), acessórios (jóias e/ou bijouterias, cintos, bolsas e lenços), miniferro de passar roupas, mapas e guias das cidades onde vai passar, máquina fotográfica com filmes e flash, dicionário da língua local, e o que mais você lembrar.

Significado das flores


Depois de escolher o vestido, o passo seguinte deverá ser o bouquet.

Embora não hajam regras, pois tudo depende do gosto da noiva e do orçamento disponível, a verdade é que este um dos adereços mais importantes da noiva e deve ser escolhido de em função do estilo do vestido.
Outros factores, poderão, no entanto, ser ponderados, como a cor das flores, a época das mesmas, e claro, a sua beleza e tacto.
Se é uma noiva romântica, poderá também tomar em consideração o significado das flores.

Rosa vermelha: paixão
Rosa branca: pureza
Rosa cor-de-rosa: beleza
Girassol: poder
Flor de Ervilha: prazer
Tulipa: amor
Violeta: fidelidade
Jarro: beleza incomparável
Camélia: honestidade, excelência
Margarida: inocência
Frésia:calma
Gardénia: graciosidade
Gerbera: pureza
Gladíolo: Graça
Orquídea: perfeição e fecundidade
Ranúnculo: charme
Lírio: pureza

Regime de Bens

Para que vigore o regime de bens escolhido, os nubentes devem fazer o pacto antenupcial, por escritura pública, celebrada antes do casamento. Caso não o façam, o regime de bens no casamento será o de comunhão parcial.

Depois do casamento, é possível mudar o regime de bens, desde que haja um motivo relevante, e não uma simples conveniência das partes.

É admissível alteração do regime de bens, mediante autorização judicial em pedido motivado de ambos os cônjuges, apurada a procedência das razões invocadas e ressalvados os direitos de terceiros.(art. 1.639, Par. 2º ).

Comunhão Parcial de Bens
Todo o patrimônio adquirido após o casamento, exceto os bens anteriores ao casamento (os bens que cada um recebeu por doação ou sucessão), é comum ao casal, e será dividido na separação. É o regime de bens adotado caso não haja pacto antinupcial.

Comunhão Universal de Bens
Todos os bens adquiridos por ambos anterior ou posterior a data do matrimônio serão comuns ao casal. Se os noivos optarem por este Regime de Bens, será necessário que compareçam a um Tabelionato de Notas para que seja feita uma Escritura de Pacto antenupcial.

Separação Universal de Bens
Todos os bens adquiridos anterior ou posterior ao casamento continuarão sempre de propriedade individual. Caso os noivos optem por este Regime, será necessário que se dirijam a um Tabelionato de Notas e façam uma Escritura de Pacto antenupcial.
Pelo novo código civil 10.406, este é o único regime de bens permitido aos maiores de 60 anos e menores de 16 anos.

Participação Final nos Aqüestos
Todo o patrimônio adquirido após o casamento, exceto os bens anteriores ao casamento (os bens que cada um recebeu por doação ou sucessão), serão divididos na separação, más, até lá, pertencem ao conjuge que os adquiriu, para ser administrado como este bem o desejar.

Conforme novo regime de bens do código civil 10.406.